União Europeia mira plataforma X, de Elon Musk, em primeira investigação de conteúdo ilegal
A suspeita é de que a rede social não cumpre lei sobre combate a conteúdo ilegal e riscos à segurança pública
Tecnologia e Ciência|Do R7
A União Europeia está investigando a empresa de mídia social X — anteriormente conhecida como Twitter — por suspeita de violações de obrigações relacionadas, em parte, a publicações após os ataques do Hamas a Israel, em sua primeira investigação sob a Lei de Serviços Digitais (DSA, na sigla em inglês).
A DSA entrou em vigor em novembro do ano ado e exige que grandes plataformas online e ferramentas de busca façam mais para combater conteúdo ilegal e riscos à segurança pública.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
A investigação se concentrará em combater a disseminação de conteúdo ilegal na UE e na eficácia das medidas tomadas para enfrentar a manipulação de informações, incluindo o sistema de "notas da comunidade", afirmou a comissão.

Neste ano, o X lançou seu recurso "notas da comunidade", que permite aos usuários comentar em publicações para sinalizar conteúdo falso ou enganoso, efetivamente terceirizando a verificação de fatos para os usuários, em vez de manter uma equipe dedicada.
A investigação também examinará diferentes aspectos do negócio da empresa, incluindo o o a dados fornecidos a pesquisadores.
"A plataforma X continua comprometida em cumprir a DSA e está cooperando com o processo regulatório", afirmou a empresa em comunicado, nesta segunda-feira.
"É importante que esse processo permaneça livre de influência política e siga a lei", acrescentou.
De Twitter a X, as dolorosas e polêmicas mudanças feitas por Elon Musk na rede social
Desde que comprou o Twitter, o magnata Elon Musk fez grandes mudanças tanto no aplicativo quanto na empresa, desde cobrar por algumas funções até eliminar seu logotipo tradicional, um pássaro azul. Seguem abaixo as etapas que levaram Musk a colocar seu...
Desde que comprou o Twitter, o magnata Elon Musk fez grandes mudanças tanto no aplicativo quanto na empresa, desde cobrar por algumas funções até eliminar seu logotipo tradicional, um pássaro azul. Seguem abaixo as etapas que levaram Musk a colocar seu selo na plataforma global, convertida, agora, em X