Distrito Federal não vai ampliar público-alvo de vacinação contra dengue
Imunizante continua destinado a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos
Saúde|Giovanna Inoue, do R7, em Brasília

A SES (Secretaria de Saúde) anunciou que o Distrito Federal não se encaixa na recomendação do Ministério da Saúde de ampliar a vacinação contra dengue para outras faixas etárias em caso de lotes próximos do vencimento. A pasta afirma que o estoque do DF tem vencimento em dezembro, de modo que “não há risco de perda de doses no momento”.
LEIA MAIS
O ministério anunciou a ampliação temporária do público-alvo na última sexta-feira (14) para evitar o desperdício do imunizante. A nota técnica também recomenda que os estados e o Distrito Federal redistribuam as doses para outros municípios, sempre que necessário.
O público-alvo da vacina contra dengue é de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Essa faixa etária foi definida pela alta quantidade de internações nessa idade.
Segundo a SES, o DF possui mais de 20 mil doses distribuídas entre a Rede de Frio Central e as UBSs (unidades básicas de saúde). Desde o início da vacinação, mais de 115 mil doses já foram distribuídas.
Atualmente, a cobertura vacinal do DF está abaixo da meta. Dados divulgados pela SES apontam que apenas 18,9% das pessoas no público-alvo completaram o esquema vacinal de duas doses, com 46% com o esquema incompleto (uma dose).
Cenário de dengue no DF
Desde o começo do ano, 2.787 casos prováveis de dengue foram registrados no Distrito Federal, o que representa uma diminuição de 97,2% se comparado ao mesmo período de 2024, que teve mais de 92 mil casos.
Apenas duas regiões istrativas apresentam taxa de incidência considerada como média — entre 100 e 299 casos por 100 mil habitantes —, Itapoã e o Paranoá. Todas as outras RAs possuem incidência baixa da doença. Nenhuma morte foi confirmado, mas três estão sendo investigados.