Gripe aviária: ‘Não há necessidade de reforço orçamentário’, diz ministro Carlos Fávaro
Durante coletiva para atualização de dados, a pasta informou que, dos seis casos em investigação, três foram negativados e outros três seguem em análise
Link Record News|Do R7
Durante uma entrevista realizada nesta segunda-feira (19), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou que existem seis casos em investigação de gripe aviária no Brasil, com resultado negativo em três deles: Nova Brasilândia (MT), Graccho Cardoso (SE) e Triunfo (RS). Já os casos de Ipumirim (SC), Aguiarnópolis (TO) e Salitre (CE) seguem em análise.
O ministro afirmou que as informações estão sendo divulgadas nos portais e atualizadas a cada dia, e garantiu que apenas dois focos foram confirmados no país, um deles em Montenegro, no Rio Grande do Sul. Sobre um possível uso de reforço orçamentário, Fávaro disse que “não há necessidade” neste momento, mas que existem outras emergências sanitárias na área vegetal, como a do cacau, da mandioca e da carambola. “Talvez a gente possa pensar em englobar todas elas em uma e fazer um reforço orçamentário que não deve ser muito grande”, explica o ministro.
Carlos Fávaro cita também a revisão de protocolos desde 2023 com países importantes, como o Japão, o que significaria, segundo o ministro, que não haverá queda na exportação.
Últimas