Principais erros em declarações de IR envolvem despesas médicas; saiba como fazer
Entrega vai até 30 de maio; contribuintes que perderem a data podem pagar multa e sofrer restrição de F
Conexão Record News|Do R7
O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda de 2025 vai até o dia 30 de maio. Contribuintes que não fizerem a entrega na data podem pagar multas, ter restrição do F e outras penalidades. Para conversar sobre o assunto, o Conexão Record News desta segunda-feira (12) convida Gabriel Quintanilha, professor da FGV Direito Rio.
Segundo o professor, os maiores erros cometidos envolvem declarações de despesas médicas, pois muitas vezes os contribuintes colocam informações das quais não têm provas, por exemplo, o recibo preenchido à mão, o que não é permitido. “O médico tem que ter lançado a despesa efetivamente no sistema da Receita Federal”, explica o professor.
Quintanilha afirma que a Receita facilitou a declaração este ano, principalmente para pessoas com renda única, por meio de um aplicativo de celular. Quando o contribuinte se cadastra e já tem o às informações pré-preenchidas, necessita somente confirmar os dados.
O especialista frisou também a necessidade de declarar a renda dos dependentes, como em casos de filhos que recebem bolsa-estágio ou idosos que recebem pensões e aposentadorias.
"É claro que, se a pessoa não declarar o Imposto de Renda, ela tem algumas punições que, efetivamente, podem ser bastante cruéis", alerta o professor. "Pode haver uma multa de 1% ao mês, ou fração de atraso, podendo chegar até 20% do imposto", completa. Ele ressalta, por fim, que a ausência da declaração pode 'sujar' o F da pessoa, impedindo ela de tirar aporte, participar de concursos públicos, entre outras sanções.
Últimas