Turista perdido e de visual desleixado pode ser um espião russo, diz Letônia
Agentes usariam trajes militares ou esportivos descombinados e teriam talento para fazer perguntas suspeitas aos moradores
Internacional|Do R7

A agência de inteligência da Letônia alertou que indivíduos que parecem ser turistas perdidos podem, na verdade, ser espiões ou sabotadores russos.
Em seu relatório anual, divulgado na quarta-feira (14), o Serviço de Inteligência e Segurança de Defesa da Letônia (MIDD) ou uma série de conselhos sobre como identificar possíveis agentes secretos russos. Entre os sinais característicos estão uma aparência desleixada, uso de trajes militares ou esportivos descombinados, além de um talento especial para fazer perguntas suspeitas aos moradores locais.
Leia mais
O serviço de segurança acrescentou que os indivíduos também podem carregar kits médicos especializados, bem como mapas ou rádios — que são mais adequados para uma operação clandestina do que para uma viagem de acampamento.
Parecer um turista não seria o único disfarce do espião. Segundo o órgão, os suspeitos podem permanecer perto de locais militares ou de infraestrutura crítica e se ar por trabalhadores humanitários. Eles também podem permanecer em áreas remotas, sem demonstrar qualquer interesse pela natureza.
O relatório afirma que os agentes russos aprimoraram suas habilidades nos últimos anos, com treinamento em disfarces camaleônicos que os tornaram mais difíceis de detectar. “A experiência ucraniana mostra que os serviços especiais russos são capazes de se adaptar ao ambiente e às circunstâncias em que grupos de reconhecimento e sabotagem são utilizados. Seus membros podem não corresponder visualmente ao perfil clássico de espião-sabotador”, afirmou o MIDD.
Filmes de espião sempre foram um sucesso em Hollywood. Os agentes secretos costumam utilizar dispositivos engenhosos para escapar de armadilhas ou invadir os esconderijos secretos de vilões. No entanto, nem tudo mostrado nos filmes é tão surreal. Muito...
Filmes de espião sempre foram um sucesso em Hollywood. Os agentes secretos costumam utilizar dispositivos engenhosos para escapar de armadilhas ou invadir os esconderijos secretos de vilões. No entanto, nem tudo mostrado nos filmes é tão surreal. Muitos instrumentos de espiões existem na vida real e podem, inclusive, ser comprados online! Confira os sete mais legais
O órgão, um dos três serviços de segurança da Letônia, juntamente com o Serviço de Segurança do Estado e o Departamento de Proteção da Constituição, alertou que sabotadores russos também poderiam tentar incitar distúrbios ou ass “indivíduos socialmente significativos”.
Segundo o MIDD, atividades organizadas pelos serviços de inteligência e segurança da Rússia em 2024 tiveram como alvo alguns locais simbólicos da Letônia, como uma pedra memorial para legionários letões em Džūkste, que foi salpicada com tinta vermelha.
Para a inteligência da Letônia, os serviços de segurança russos estavam por trás do ato, uma provocação que pretendia atrair a atenção da mídia, bem como aumentar o medo e a insegurança entre os letões.
E no caso do cidadão encontrar um suspeito, o que fazer? O serviço de inteligência letão recomenda a ação mais simples: denunciar às autoridades.
“Se você suspeitar de ter avistado um grupo de sabotagem em solo letão, o MIDD não recomenda que você mesmo lide com ele. Em vez disso, denuncie suas suspeitas à Polícia Estadual, aos serviços especiais ou à unidade das forças armadas mais próxima”, acrescentou.
A orientação do serviço de inteligência da Letônia surge em um momento em que países da região, incluindo os novos membros da Otan, Suécia e Finlândia, vêm publicando livretos com conselhos sobre como sobreviver a uma guerra ou a um desastre natural.