Trump diz que será presidente de dois mandatos; cita JD Vance e Rubio como possíveis sucessores
Republicano não descartou 3º mandato definitivamente e afirmou que ainda é “cedo” para definir um herdeiro político
Internacional|Do Estadão Conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, indicou neste domingo (4) que não pretende buscar um terceiro mandato, embora tenha evitado descartar a possibilidade de forma definitiva. Em entrevista ao programa Meet the Press, da NBC News, Trump afirmou: “Serei um presidente de oito anos, serei um presidente de dois mandatos”. O republicano mencionou nomes que considera preparados para sucedê-lo, incluindo o vice-presidente JD Vance e o secretário de Estado, Marco Rubio.
“Acho que ele é um cara fantástico e brilhante. Marco é ótimo. Há vários que são ótimos”, disse. Segundo ele, ainda é “cedo” para definir um herdeiro político. Em março, Trump havia dito à mesma emissora que “muitas pessoas” pedem para ele seguir além de 2028, e que a ideia não era uma brincadeira.
LEIA MAIS
Durante a entrevista, Trump também foi questionado se, mesmo com seus planos de deportar milhões de imigrantes sem documentação, ele deve respeitar a Constituição. “Não sei”, respondeu. “Tenho advogados brilhantes que trabalham para mim, e eles obviamente vão seguir o que a Suprema Corte disse”.
Segundo o presidente, garantir julgamento individual a todos os imigrantes seria impraticável. “Se você está falando sobre isso, teríamos que ter um milhão, dois milhões ou três milhões de julgamentos. Fui eleito para tirá-los daqui, e os tribunais estão me impedindo de fazer isso”, afirmou.
A entrevista foi gravada na última sexta-feira (2), na residência de Trump em Mar-a-Lago, na Flórida, e exibida neste domingo (4) pela emissora norte-americana. Ao longo da conversa, o presidente abordou temas como economia e política externa.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp