:root { --editorial-color: #556373; } body { writing-mode: horizontal-tb; font-family: var(--font-family-primary, sans-serif), sans-serif; }
Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Por que agora a China quer investigar a origem da Covid-19 nos EUA?

Governo chinês pediu que os Estados Unidos compartilhem dados relevantes sobre os primeiros casos de coronavírus no país

Internacional|Do R7

Autoridades chinesas listaram eventos considerados suspeitos que teriam ocorrido nos EUA antes do surto em Wuhan
Autoridades chinesas listaram eventos considerados suspeitos que teriam ocorrido nos EUA antes do surto em Wuhan Fotográfo/Agência Brasil

A China voltou a cobrar que a origem do coronavírus seja investigada nos Estados Unidos. Em um documento oficial divulgado na quarta-feira (30), o governo chinês afirmou que os estudos realizados no país asiático já descartaram a possibilidade de que o vírus tenha surgido na cidade de Wuhan e reiterou que o foco da próxima fase de rastreamento deve se voltar aos EUA.

O posicionamento foi divulgado e elaborado pelo Gabinete de Informação do Conselho de Estado da China. Segundo o documento, a China conduziu investigações “abertas, transparentes e científicas” em colaboração com especialistas internacionais e com total cooperação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A principal referência é o relatório publicado em março de 2021, após um estudo conjunto de 28 dias em Wuhan com participação de cientistas chineses e estrangeiros.

Esse relatório classificou como “extremamente improvável” a hipótese de que o coronavírus tenha escapado de um laboratório em Wuhan e descartou a cidade como origem natural do vírus. O governo chinês afirma que nenhuma evidência surgiu desde então para contrariar as conclusões do estudo. “É justo dizer que o estudo sobre as origens do SARS-CoV-2 conduzido na China foi encerrado”, diz o texto.

Leia mais:

O documento também critica os Estados Unidos por se recusarem a investigar a própria resposta à pandemia e por “politizarem a busca pela origem do vírus”. Segundo o documento, essa postura prejudicou a cooperação global no combate à covid-19.


As autoridades chinesas ainda listaram uma série de eventos considerados suspeitos que teriam ocorrido nos EUA antes do surto em Wuhan. De acordo com a Comissão Nacional de Saúde da China, “inúmeras pesquisas mostram que o vírus da covid-19 se originou no exterior” e que as investigações futuras devem se concentrar principalmente em território americano.

O governo chinês também acusou os EUA de ignorarem os apelos internacionais por transparência e pediu que o país compartilhe dados relevantes sobre os primeiros casos de coronavírus.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas