Chefe da ONU alerta sobre ordem mundial 'cada vez mais caótica'
Ele encorajou os líderes a enfrentarem a mudança climática e disse que realizará uma cúpula sobre o tema no ano que vem
Internacional|Do R7

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, alertou líderes nesta terça-feira que a ordem mundial está "cada vez mais caótica", que a confiança está perto de uma ruptura e que mudanças no equilíbrio de poder podem aumentar o risco de confrontos, embora não tenha dado nomes.
Enquanto o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se preparava para defender a soberania de seu país na reunião anual de líderes mundiais, Guterres disse à Assembleia-Geral de 193 membros que o multilateralismo está sob ataque quando é mais necessário.
"Líderes individuais têm a tarefa de fomentar o bem-estar de seu povo", disse Guterres. "Mas isso vai mais fundo... como guardiões do bem comum, também temos a tarefa de promover e apoiar um sistema multilateral reformado, revigorado e fortalecido."
Ele também pediu um compromisso renovado com uma ordem baseada em regras que tenha a ONU em seu centro. E alertou para a propagação de "políticas de pessimismo".
"Aqueles que veem seus vizinhos como perigosos podem provocar uma ameaça onde não havia nenhuma. Aqueles que fecham suas fronteiras à migração convencional só alimentam o trabalho de traficantes", afirmou Guterres. "E aqueles que ignoram os direitos humanos combatendo o terrorismo tendem a cultivar o mesmo extremismo que estão tentando extinguir."
Ele exortou os líderes a enfrentarem a mudança climática imbuídos de mais ambição e urgência e disse que realizará uma cúpula sobre o tema em setembro do ano que vem. O governo Trump se desligou de um acordo global para reduzir emissões no ano ado.
"Se não mudarmos de rota nos próximos dois anos, corremos o risco de uma mudança climática desenfreada", afirmou o secretário-geral.
Veja a galeria: Confira os destaques dos discursos dos líderes mundiais na ONU
Teve início nesta terça-feira (25), a 73ª Assembleia Geral da ONU. Seguindo a tradição, o presidente brasileiro Michel Termer foi o primeiro a se pronunciar. Temer destacou o papel do brasil na crise dos imigrantes venezuelanos. "Estamos em meio a onda...
Teve início nesta terça-feira (25), a 73ª Assembleia Geral da ONU. Seguindo a tradição, o presidente brasileiro Michel Termer foi o primeiro a se pronunciar. Temer destacou o papel do brasil na crise dos imigrantes venezuelanos. "Estamos em meio a onda migratória de grandes proporções. Estima-se em mais de um milhão os venezuelanos que já deixaram seu país em busca de condições dignas de vida. O Brasil tem recebido todos os que chegam a nosso território. São dezenas de milhares de venezuelanos a quem procuramos dar toda a assistência.", afirmou