Anvisa proíbe mais duas marcas de azeite por irregularidades na origem; saiba quais
Azeites Escarpas das Oliveiras e Almazara são alvos de medida preventiva; há dois dias, o mesmo ocorreu com outras duas marcas
Economia|Do R7, em Brasília

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou nesta quinta-feira (22) nova resolução que determina a apreensão e proíbe a produção, comercialização e uso de azeites de oliva das marcas Escarpas das Oliveiras e Almazara.
Os produtos são rotulados com o nome da empresa Oriente Mercantil Importação e Exportação Ltda., cujo CNPJ está extinto desde novembro de 2023.
Segundo a Anvisa, a medida se baseia em denúncia do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), apontando origem desconhecida dos produtos e infrações a normas sanitárias e de rotulagem.
Empresa não pode operar legalmente
A empresa citada não pode operar legalmente, o que compromete a rastreabilidade e segurança dos itens.
A decisão segue ação similar adotada no último dia 20, envolvendo as marcas Alonso e Quintas D’Oliveira, também impedidas de circular no mercado após constatação de irregularidades.
Nestes casos, os rótulos indicavam como responsável uma empresa sem registro na Receita Federal.
A reportagem entrou em contato com a embaladora por e-mail, mas até a última atualização da matéria, os responsáveis não tinha respondido. O espaço continua aberto.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp