Retorno ao PP reforça plano de Derrite para disputar o Senado
Ideia é que o secretário de SP e o deputado federal Eduardo Bolsonaro conquistem as duas cadeiras da Casa Revisora
Brasília|Rute Moraes, do R7, em Brasília

O retorno do secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, ao PP (Progresistas) indica que o deputado federal licenciado deve disputar uma cadeira pelo estado no Senado em 2026. Atualmente, ele está licenciado em virtude do cargo que ocupa no Executivo de SP.
Conforme apurou o R7, a saída de Derrite do PL para retomar a filiação ao PP, a qual se elegeu a deputado em 2018, ocorreu pela viabilização da vaga à Casa Revisora. A ideia da direita é que as duas vagas do estado em 2026 fiquem com Derrite e com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Apesar disso, o deputado federal Ricardo Salles (Novo-SP), também deseja se candidatar ao posto.
leia mais
A mudança de partido ocorreu com aval do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. O R7 já havia antecipado a mudança e a possibilidade de Derrite concorrer ao Senado em 2026.
À época, o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), cogitou, até mesmo, colocar o secretário para disputar o governo do estado em 2026, com a possibilidade do atual mandatário, Tarcísio de Freitas (Republicanos), concorrer à Presidência da República.
Tarcísio é um dos nomes da direita cotados para disputar o Palácio do Planalto caso Bolsonaro permaneça inelegível. O governador, contudo, nega qualquer intenção. Publicamente, Bolsonaro já disse que, em 2026, vai focar em fazer uma grande bancada de senadores de oposição.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp