:root { --editorial-color: #556373; } body { writing-mode: horizontal-tb; font-family: var(--font-family-primary, sans-serif), sans-serif; }
Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Presidente Lula cumprimenta o novo papa, cardeal Robert Prevost

Norte-americano Robert Prevost foi eleito papa e adotou o nome Leão 14; ‘Precisamos de solidariedade’, pediu o petista

Brasília|Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília

'Não precisamos de guerras e ódio', defendeu Lula Ricardo Stuckert/Presidência da República - 5.5.2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprimentou o cardeal norte-americano Robert Prevost, eleito papa nesta quinta-feira (8).

Pelas redes sociais, o petista desejou que o pontífice siga o “legado” do papa Francisco, morto em 21 de abril, aos 88 anos. Prevost adotou o nome de Leão 14, e o anúncio do novo pontífice foi feito pelo cardeal Dominique Mamberti, diácono mais antigo do colégio eleitoral, da Sacada Central da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

“Desejo que ele dê continuidade ao legado do Papa Francisco, que teve como principais virtudes a busca incessante pela paz e pela justiça social, a defesa do meio ambiente, o diálogo com todos os povos e todas as religiões, e o respeito à diversidade dos seres humanos”, escreveu o presidente.

LEIA MAIS

O conclave que escolheu Prevost como papa começou nessa quarta-feira (7). Foram quatro votações até o anúncio do novo líder da Igreja Católica.


Nas primeiras, a chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, soltou fumaça preta, o que indica falta de consenso sobre o novo papa.

A fumaça branca, que aponta a escolha do novo pontífice, apareceu na quarta votação, por volta de 13h10 desta quinta, no horário de Brasília.


Para ser eleito, o novo papa teve de obter apoio de dois terços dos cardeais que votaram no conclave — ou seja, pelo menos 89 dos 133. Todo o processo é secreto, e as cédulas são queimadas após a contagem.

Prevost, de 69 anos, é o segundo papa das Américas e o primeiro norte-americano. Apesar de ser natural dos Estados Unidos, o cardeal atuou como missionário no Peru por muitos anos, antes de ser eleito chefe dos agostinianos por dois mandatos consecutivos.


Primeiro discurso

Após ser anunciado como papa, Leão 14 fez um discurso ao público que acompanhou o conclave na Praça São Pedro. Ele agradeceu o antecessor.

“Ainda conservamos em nossos ouvidos aquela voz fraca, mas sempre corajosa, do papa Francisco, que abençoava Roma. O papa que abençoava Roma concedia a sua bênção ao mundo, ao mundo inteiro, naquela manhã do dia de Páscoa. Permitam-me prosseguir com essa mesma bênção: Deus nos ama, Deus ama a todos vocês, e o mal não prevalecerá. Estamos todos nas mãos de Deus”, disse.

“Portanto, sem medo, unidos de mãos dadas com Deus e entre nós, sigamos em frente. Somos discípulos de Cristo. Cristo nos precede. O mundo precisa de sua luz. A humanidade precisa dele como ponte para ser alcançada por Deus e seu amor. Ajudai-nos também vós, e depois uns aos outros, a construir pontes, com o diálogo, com o encontro, unindo-nos a todos para sermos um só povo, sempre em paz. Obrigado, Papa Francisco”, acrescentou o novo pontífice.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.