Prazo perto do fim: Secretaria de Economia do DF dá dicas para indicar créditos no Nota Legal
Contribuintes poderão usar programa para abater IPVA e IPTU até 20 de janeiro; processo é feito pela internet
Brasília|Do R7, em Brasília

O período para indicar créditos no programa Nota Legal termina na próxima segunda-feira (20) no Distrito Federal. De acordo com a Secretaria de Economia do DF, os contribuintes podem usar o sistema para abater o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).
Para realizar o processo, a auditora fiscal da Receita do DF, Giovanna Cruz Botelho, deu dicas ao contribuinte de como ter o ao sistema. Confira abaixo.
Leia mais
A secretaria informou que até a última segunda-feira (13), foram registradas 182.476 indicações, sendo que 69,30% foram destinados ao IPVA, e 30,70%, ao IPTU. Ao todo, os créditos utilizados somaram R$ 55.083.686,43.
Para fazer a indicação, os interessados devem ar o site do Nota Legal, consultar o saldo de créditos e indicar o veículo ou imóvel para abatimento do imposto, que recairá, preferencialmente, nos débitos vencidos. Para quem está enfrentando problemas, Giovanna aconselha a usar a rede móvel ou mudar o navegador.
O prazo será ampliado?
Anteriormente, os contribuintes tinham o período de 4 a 31 de janeiro para indicar como preferiam usar os créditos. Porém, a especialista explica que, para que os boletos dos impostos sejam enviados já com o desconto do valor indicado, houve alteração na data.
Além dos créditos do Nota Legal, o contribuinte pode obter descontos no pagamento em cota única dos impostos. Segundo a pasta, a utilização dos créditos não apenas reduz o valor dos tributos, mas também incentiva a cidadania fiscal, ao estimular o cumprimento de direitos e deveres tributários.