:root { --editorial-color: #556373; } body { writing-mode: horizontal-tb; font-family: var(--font-family-primary, sans-serif), sans-serif; }
Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Policiais civis aprovam proposta de reajuste salarial do Governo do Distrito Federal

Ibaneis apresentou projeto que equipara salários de forças de segurança

Brasília|Do R7

Proposta de reajuste é em duas parcelas Reprodução/Sinpol-Df - Arquivo

Os policiais civis do Distrito Federal aprovaram nesta terça-feira (18), por unanimidade, a proposta de reajuste salarial apresentada pelo GDF (Governo do DF) ao governo federal na segunda-feira (17). O projeto propõe aumento de mais de 35%, a depender do cargo, e equipara os salários do Corpo de Bombeiros Militar e das polícias Civil e Militar aos salários da Polícia Federal.

LEIA TAMBÉM

O posicionamento da categoria ocorreu durante uma AGE (Assembleia Geral Extraordinária) em frente ao Complexo da PCDF (Polícia Civil do DF). Segundo o Sinpol-DF (Sindicato dos Policiais Civis), a simetria salarial entre a polícia civil e a PF (Polícia Federal) é uma demanda “de longa data”.

“Desde sua criação, as duas corporações mantiveram histórico de paridade remuneratória, mas essa equivalência foi interrompida ao longo dos anos”, explica. A expectativa da categoria é que o governo federal “dê celeridade” ao processo e consolide esse “avanço histórico” para a PCDF.

Proposta de Ibaneis

Segundo o governador Ibaneis, a expectativa é que o aumento proposto seja pago em duas parcelas: a primeira em setembro deste ano, e a segunda em maio de 2026.


O impacto bruto previsto no orçamento do DF seria de R$ 2,3 bilhões, segundo estimativa da Secretaria de Economia da capital do país. A medida, no entanto, precisa de aprovação do governo federal e do Congresso Nacional, porque as corporações do DF são custeadas com dinheiro da União, no chamado Fundo Constitucional do DF.

Ibaneis, no entanto, observa que o aumento seria pago com os recursos atuais do fundo, sem necessidade de novo ree da União.


“Chegou o momento de deixar de lado as ideologias. É hora de unir todos os parlamentares, seja ele de direita, de esquerda ou de centro. E envio um pedido muito especial ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que nos ajude no encaminhamento mais breve [ao Congresso Nacional]. Os estudos que foram feitos pela nossa equipe técnica dão e a esse reajuste e por isso chegou a hora da gente trabalhar como trabalhamos pelo Fundo Constitucional: todos unidos pelas forças de segurança”, disse.

Ibaneis pediu ao presidente Lula que ele acolhesse de forma imediata a proposta. “Quero deixar para todos vocês o meu compromisso que assim que for encaminhada [a proposta] ao Congresso Nacional vou procurar todos os presidentes e líderes de partido para termos uma votação mais rápida possível”, afirmou.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.