:root { --editorial-color: #556373; } body { writing-mode: horizontal-tb; font-family: var(--font-family-primary, sans-serif), sans-serif; }
Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

PIX automático: Banco Central prevê tipo de pagamento para conta de luz e streaming

Adequação poderá beneficiar mais de 60 milhões de pessoas que não têm o a cartões de crédito no Brasil

Brasília|Lis Cappi, do R7, em Brasília

Banco Central prevê novas cinco modalidades de pagamento por PIX Bruno Peres/Agência Brasil (Arquivo)

O Banco Central prevê novos avanços do PIX, como início do “PIX automático”. A modalidade poderá ser utilizada para pagamentos de contas de luz e serviços de por streaming, podendo substituir operações com cartão de crédito. O serviço está previsto para iniciar em junho.

A possibilidade foi destacada pelo presidente do BC, Gabriel Galípolo, nesta terça-feira (22). Entre os pontos de benefício previstos pelo economista estão o para quem não tem cartão e a continuidade de pagamentos quando há situação de cartão clonado.

“Mais de 60 milhões de pessoas que não têm o a cartão de credito, hoje não tem cartão de credito, e vão poder serviço como esses [streaming] sem precisar ter cartão de crédito, ou algo que muitos já podem ter sofrido, que é quando tem cartão de crédito clonado em alguma compra e você é obrigado a cancelar tudo e refazer”, declarou.

LEIA TAMBÉM

As previsões indicadas pelo Banco Central preveem início do serviço a partir de 16 de junho. Além do Pix Automático, outras modalidades também estão previstas pela autarquia e contemplam redução de golpes e parcelamento. Veja a relação apresentada por Galípolo:

  • Pix por aproximação - possibilita a realização de pagamentos por meio da aproximação do celular, aumentando a rapidez da transação e melhorando a experiência do usuário.
  • Pix automático - permitirá pagamentos recorrentes por meio do Pix, como contas de luz e s de serviços de streaming.
  • Pix parcelado - possibilitará o parcelamento de uma transação Pix para o comprador com recebimento imediato para o vendedor, estimulando o uso do Pix no varejo para a compra de bens e serviços de valor mais elevado e gerando alternativas mais competitivas no mercado.
  • MED 2.0 - permitirá a contestação de transações Pix de forma simples e intuitiva diretamente por meio do aplicativo dos bancos, de forma 100% digital. Aplicável somente para fraudes, golpes e crimes.
  • Pix em garantia - permitirá que os fluxos futuros de Pix possam ser dados como garantia em operações de crédito, melhorando a qualidade do colateral e reduzindo o custo do crédito.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.