:root { --editorial-color: #556373; } body { writing-mode: horizontal-tb; font-family: var(--font-family-primary, sans-serif), sans-serif; }
Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

No Rio de Janeiro, Lula reabre Palácio Capanema, fechado para reforma há 10 anos

Cerimônia também vai retomar entrega da Ordem do Mérito Cultural e celebrar 40 anos do Ministério da Cultura

Brasília|Do R7, em Brasília

Lula retoma viagens pelo Brasil após agendas internacionais Marcelo Camargo/Agência Brasil - 24.4.2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta terça-feira (20) da reabertura do Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro (RJ), fechado para reforma há 10 anos. A cerimônia na capital carioca também marca os 40 anos de criação do Ministério da Cultura e a retomada da entrega da Ordem do Mérito Cultural, maior homenagem pública do setor do país, suspensa desde 2019. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participa do evento com Lula. Após giro internacional pela Rússia e pela China, na semana ada, o petista retoma as viagens pelo Brasil.

LEIA TAMBÉM

Na solenidade, Lula e Margareth vão homenagear 111 cidadãos brasileiros e 14 instituições com a Ordem do Mérito Cultural. Os agraciados, segundo o Ministério da Cultura, “contribuem para o desenvolvimento da cultura e impulsionam a diversidade cultural do país.”

Serão três graus de homenagens — grã-cruz, para as maiores distinções; comendador, para contribuições de destaque; e cavaleiro, para colaborações relevantes nas respectivas áreas.

Edifício

O Palácio Capanema foi projetado por Lúcio Costa para abrigar os ministérios da Educação e da Saúde, à época em que o Rio de Janeiro era capital do Brasil. A construção do edifício começou em 1937 e terminou em 1945.


As obras no palácio, símbolo da arquitetura modernista, começaram em fevereiro de 2019 e receberam R$ 84,3 milhões em recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) — o empreendimento foi conduzido pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

O prédio ou por obras de conservação e modernização, com mudanças nas instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias, de climatização e de combate a incêndios. Houve, ainda, recuperação do mobiliário original, restauração de luminárias, persianas e dos jardins projetados pelo paisagista Roberto Burle Marx.


A expectativa é que, até o segundo semestre, as obras de arte do local também em por restauros.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.