:root { --editorial-color: #556373; } body { writing-mode: horizontal-tb; font-family: var(--font-family-primary, sans-serif), sans-serif; }
Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Mandato do Banco Central é controlar a inflação, afirma ministro da Fazenda

Fernando Haddad deu declaração diante da guerra tarifária lançada pelos Estados Unidos

Brasília|Do R7

Fernando Haddad comentou cenário ao falar sobre tarifaço de Trump Rafa Neddermeyer/Agência Brasil - arquivo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta sexta-feira (9) que o mandato do Banco Central é controlar a inflação. Ele fez a afirmação ao ser perguntado sobre se o BC poderia começar a flexibilizar a política monetária caso a guerra tarifária lançada pelos Estados Unidos tenha efeito desinflacionário para o mundo e, em particular, para o Brasil.

Haddad procurou não se aprofundar em assunto pertinente à autoridade monetária e se limitou a dizer que “o mandato do BC é reduzir inflação”.

Leia mais

“Tivemos um ano difícil no mundo, com turbulências causadas por países mais ricos. Tenho conversado com meus pares e todo mundo tem sofrido os efeitos dessa turbulência. Cada um está enfrentando à sua maneira”, disse o ministro, acrescentando que o Brasil está bem posicionado para lidar com a situação.

E acrescentou: “Nós vamos continuar crescendo, a gerar emprego, e vamos trazer a inflação para dentro da meta, mas gerando oportunidade de trabalho e renda no Brasil. Eu entendo que as pessoas estejam apreensivas com o que está acontecendo no mundo, mas estamos bem posicionados para isso. Estamos com diálogo com União Europeia, Sudeste Asiático e com os EUA desde meu encontro com o secretário do Tesouro Scott Bessent.”

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.