:root { --editorial-color: #556373; } body { writing-mode: horizontal-tb; font-family: var(--font-family-primary, sans-serif), sans-serif; }
Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Lupi vai à Câmara após esquema de fraudes envolvendo aposentados e pensionistas do INSS

Ministro da Previdência participa de audiência em Comissão; encontro é voltado para planos e estratégias do ministério

Brasília|Lis Cappi, do R7, em Brasília

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, participa de audiência na Câmara nesta terça-feira (29) Joédson Alves/Agência Brasil | 26/09/2024

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, vai à Câmara dos Deputados nesta terça-feira (29) para participar de uma audiência da Comissão de Previdência. A participação se dá em meio aos desdobramentos de um esquema de fraude contra aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

À época da aprovação do pedido, o convite feito ao ministro foi voltado às estratégias do ministério para o ano, mas o caso ligado ao INSS em investigação pela PF (Polícia Federal) também deve fazer parte dos questionamentos de parlamentares.

A suspeita é a de descontos indevidos na folha de pagamentos de aposentados e pensionistas, que pode ter levado ao desvio de mais de R$ 6 bilhões.

LEIA TAMBÉM

O escândalo tem provocado reações de parlamentares, principalmente ligados à oposição, que querem abrir uma I (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar os desvios do INSS, chamada “I do Roubo dos Aposentados”.


A coleta de s com o pedido foi iniciada na última semana e, até segunda-feira (28), havia alcançado apoio de 150 deputados. Para ser protocolada são necessários 171 parlamentares — o pedido ainda dependedo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Outros ministros na Câmara

Logo pela manhã, o ministro Ricardo Lewandowski, da Justiça e Segurança Pública, participa de uma audiência na Comissão de Segurança para discutir as prioridades do ministério, além de esclarecimentos ligados à segurança.


Conforme apurou o R7, o principal questionamento de parlamentares deverá ser voltado a uma declaração dada pelo ministro em çaro, quando ele disse que “a polícia prende mal e o Judiciário é obrigado a soltar”. A PEC da Segurança enviada ao Congresso na última ssemana também poderá ser alvo de questionamentos.

Na quarta-feira (30), a ministra Margareth Menezes vai à Comissão departicipa de uma audiência feita em conjunto entre a comissão de Cultura e a de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara. Os questionamentos serão voltados aos cachês que ela recebeu no Carnaval deste ano, além de denúncias do uso político do Programa Nacional de Comitês de Cultura.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.