:root { --editorial-color: #556373; } body { writing-mode: horizontal-tb; font-family: var(--font-family-primary, sans-serif), sans-serif; }
Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Lula pede a países metas ‘ambiciosas’ contra impactos climáticos, diz Mauro Vieira

Pedido foi feito em reunião com a ONU e cerca de 20 chefes de Estado e de governo nesta quarta-feira

Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília

Lula e Guterres participaram de cúpula nesta quarta Ricardo Stuckert / PR - 01.12.2023

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fez um apelo para que os países entreguem metas “ambiciosas” de reduções dos impactos climáticos em reunião com o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres, e cerca de 20 chefes de Estado e de governo na manhã desta quarta-feira (23). A informação foi ada pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, à imprensa após o fim da cúpula virtual.

Atualmente, 19 países dos 196 signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês), entregaram as suas NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas). O prazo inicial era fevereiro, mas foi estendido até setembro, por ainda faltarem muitas entregas.

Veja Mais

As NDCs são as metas determinadas por cada país para reduzir a emissão de combustíveis fósseis, como gás natural, carvão e petróleo, e limitar o aquecimento da terra a 1,5º, seguindo o Acordo de Paris.

“Foi uma reunião virtual de alto nível, com cerca de 20 chefes de Estado e governo, para promover uma mobilização política global diante da emergência climática e acelerar uma transição justa, inclusiva e sustentável. Essa reunião, realizada sete meses antes da reunião [da COP30] ser sediada em Belém, no Pará, com foco em grandes e pequenas economias, pretende acelerar o enfrentamento à mudança global”, disse.


O ministro detalhou que durante o encontro o presidente Lula “reafirmou o compromisso do Brasil com a construção de um novo modelo de desenvolvimento, baseado em prosperidade econômica, sustentabilidade e inclusão social”.

“O Brasil e a ONU convocarão, ao longo deste ano, uma série de eventos voltados ao engajamento de lideranças jovens e religiosas, artistas, povos originários e cientistas em torno de um novo pacto ambiental para o planeta. Esse foi um chamado à ação para que os países entreguem as metas de mudança climática”, disse.


O R7 questionou se o atraso das entregas das NDCs dos outros países pode comprometer negociações na COP30. O ministro, no entanto, ressaltou que o “Brasil foi o primeiro de todos os países a entregar” e que Lula fez um “apelo por apresentação de metas ambiciosas”. “É importante que seja o mais rápido possível [a entrega das metas], mas sendo dentro do prazo [de setembro] estará muito bem”, disse Vieira.

Fundo Florestal Tropical

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, também reforçou que o presidente espera que na COP30 o Fundo da Floresta Tropical para Sempre esteja operacional. “No Fundo vamos fazer o financiamento de quem proteger as florestas, com pagamento por hectare de florestas plantadas”, explicou.


Marina ressaltou algumas metas, como “triplicar a utilização de energia renovável, duplicar a eficiência energética e se afastar do uso dos combustíveis fósseis”. “Além do necessário financiamento climático para não ultraarmos 1,5º de aumento da temperatura da Terra”, finalizou.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.