Lula anuncia criação de universidade do esporte: ‘É mais nobre financiar criança pobre’
Presidente não deu detalhes da medida, mas afirmou que projeto deve ser apresentado em até duas semanas
Brasília|Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (22) que o governo federal deve lançar, em breve, uma universidade do esporte. O petista não apresentou detalhes do projeto, mas informou que o anúncio deve ser feito pelo Ministério do Esporte em até duas semanas. A iniciativa, segundo o comentário de Lula, deve ser voltado a crianças e jovens de baixa renda, com ofertas variadas e aulas com profissionais de diversas modalidades.
“Nós estamos pensando, eu estou cobrando desse menino aqui [ministro do Esporte, André Fufuca] e vai apresentar semana que vem ou na outra semana, a proposta de criar — nós estamos com divergência — uma universidade do esporte, uma universidade para que a gente possa praticar tudo e com profissionais, com gente, com especialistas de excelência, para a gente não ficar devendo nada a ninguém”, declarou Lula, em São Paulo.
Leia mais
Segundo o presidente, há uma discussão interna sobre o assunto, porque a ideia original era criar uma faculdade voltada apenas ao futebol.
“Qual é a nossa divergência? É que o projeto original é criar uma faculdade de futebol e eu acho que só a faculdade de futebol é pouco diante da lição que vocês estão dando ao Brasil, porque vocês são as pessoas que fazem sacrifício. Para chegar onde vocês chegarem. Então nós vamos fazer uma conversa entre o ministro da Educação, ministro do Esporte e vamos decidir”, acrescentou.
O presidente participou do anúncio da renovação do patrocínio da Caixa Econômica Federal ao Comitê Paralímpico Brasileiro. O novo contrato tem valor de R$ 160 milhões para o ciclo 2025-2028 e garante e financeiro e estrutural para mais de 120 atletas em 18 modalidades.
“Eu sou favorável a gente fazer uma universidade para servir de exemplo para o mundo, que este país não é tão rico, mas este país tem orgulho, amor, dignidade e a gente não precisa ficar devendo nada para ninguém em se tratando da qualidade de vida do nosso povo, da qualidade dos nossos atletas e da qualidade das condições que o governo pode oferecer para vocês. Seria muito mais fácil financiar um campeão do mundo, mas é muito mais nobre financiar uma criança pobre da periferia que quer praticar qualquer esporte”, completou o petista.
O R7 questionou o Ministério do Esporte sobre a localização, o investimento e a previsão de início das obras. A pasta informou, em nota, que o projeto está em preparação e que os dados completos serão divulgados quando os trabalhos forem concluídos.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp