Governo federal reconhece situação de emergência em 126 municípios do Piauí devido à seca
Estado sofre com a chamada seca verde; estiagem é a pior dos últimos oito anos
Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília

O governo federal reconheceu situação de emergência em 126 municípios do Piauí devido à seca (veja relação de municípios. A medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (19) e vai permitir um atendimento emergencial das regiões afetadas.
Segundo o Monitor de Secas, da Agência Nacional de Águas, há oito anos o Piauí não enfrentava uma estiagem tão severa. O estado enfrenta a chamada seca verde, que ocorre quando as irregularidades de chuvas deixam a vegetação nativa ainda verde, mas não o suficiente para sustentar a lavoura e o pasto.
Leia mais
Na semana ada, o governo do Piauí liberou R$ 6 milhões para operação de carros-pipa, garantindo o abastecimento de água potável nos locais mais críticos. Também está previsto, pelo governo local, a distribuição de cestas básicas às famílias em situação de vulnerabilidade.
Outra medida foi a criação de um Gabinete de Crise, coordenado pela Defesa Civil, que vai gerenciar em tempo real as ações emergenciais de enfrentamento da estiagem.
No fim de abril, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés, e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, também se reuniram com parlamentares do estado para alinhar medidas de segurança hídrica.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp