:root { --editorial-color: #556373; } body { writing-mode: horizontal-tb; font-family: var(--font-family-primary, sans-serif), sans-serif; }
Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Governo do DF cria subsecretaria de proteção de animais de grande porte

Estrutura vai cuidar do resgate, monitoramento, acolhimento e tratamento de cavalos e bovinos resgatados

Brasília|Do R7

Subsecretaria foi criada vinculada à Seagri Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília - Arquivo

O GDF (Governo do DF) anunciou que vai criar a Subsecretaria de Proteção aos Animais de Produção, que será vinculada à Seagri (Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural). O objetivo da nova estrutura é principalmente o resgate, monitoramento, acolhimento e tratamento de animais de grande porte, como cavalos e bovinos, que forem encontrados soltos ou feridos em vias públicas e áreas urbanas.

LEIA TAMBÉM

O secretário da Seagri, Rafael Bueno, afirma que a medida é um “o decisivo” para a proteção de animais de grande porte, além de ajudar na segurança da população. “Estamos falando de uma medida que salva vidas — tanto humanas quanto animais — e que posiciona o DF como a primeira unidade da Federação a implementar uma política pública estruturada e especializada nesse tipo de atendimento”, detalha.

A subsecretaria terá uma equipe operacional para resgate, e técnico e atendimento veterinário. Uma licitação para aquisição de caminhões de transporte e para construção de 150 baias de alvenaria para abrigo de animais resgatados está em andamento.

O subsecretário Walter Roriz, responsável pela unidade, afirma que a estrutura vai trabalhar para melhorar condições logísticas, estruturais e de pessoal. “Será possível oferecer uma atenção mais qualificada aos animais soltos em vias públicas, zelando por sua saúde e segurança, além de prevenir acidentes e a propagação de doenças”, explica.


O GDF deve enviar um projeto de lei à CLDF (Câmara Legislativa do DF) que amplia as atribuições da Seagri para incluir a atuação em casos de maus-tratos a animais. Atualmente, esse papel é exclusivamente da Polícia Civil e do Ibram. Caso for aprovado, a Seagri poderá fazer o resgate de animais vítimas de violência ou negligência.

A pasta também vai criar, em parceria com as istrações regionais, um sistema de inteligência para mapear os principais pontos de abandono de animais de grande porte. Com ele, será possível monitorar os locais onde os abandonos acontecem com mais frequência.


Desde o começo do ano, 79 animais de grande portes soltos em vias públicas foram apreendidos, com 33 animais doados e outros sete aptos para doação. No ano ado, foram 466, com 2023 registrando 252.

Adoção

A subsecretaria será responsável pela adoção de animais de grande porte, como cavalos e bois. Muitos deles são abandonados depois de deixarem de servir para atividades produtivas e são recolhidos pela Seagri em situações de risco.


Depois de uma avaliação veterinária, triagem, microchipagem e quarentena, os animais que não forem reclamados em um mês podem ser adotados.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.