Governo cria plano para análise de bactérias em frangos abatidos
Portaria foi publicada nesta terça no Diário Oficial e exige testes de Enterobacteriaceae em carcaças de frango de corte nos abatedouros
Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília

O governo federal criou um plano exploratório para a análise de contaminação por bactérias em frangos abatidos. A medida foi publicada nesta terça-feira (6) no Diário Oficial da União e prevê a análise de Enterobacteriaceae em carcaças de frango de corte.
A portaria, assinada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, prevê que a fiscalização seja aplicada em abatedouros frigoríficos de aves registrados no Serviço de Inspeção Federal. Com isso, o governo quer fortalecer o controle higiênico-sanitário na produção da proteína animal.
Leia mais
O texto diz que serão os próprios estabelecimentos que devem coletar amostras e analisar os materiais. Os detalhes técnicos serão definidos em um novo documento complementar do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, que deve conter métodos e critérios de análise.
A Enterobacteriaceae é uma família de bactérias usada como indício de contaminação e de falhas nos processos sanitários. A presença elevada desses micro-organismos pode sugerir riscos à saúde pública e comprometer a qualidade dos alimentos.
Outra medida da portaria é prorrogar até 4 de janeiro de 2027 o prazo para que abatedouros que ainda não aderiram ao sistema de inspeção com base em risco iniciem o monitoramento microbiológico do processo de abate.
A portaria entrou hoje em vigor.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp