Em contraste com o RS, governo reconhece emergência no Nordeste por estiagem
Portaria foi publicada nesta segunda-feira com 11 municípios, sendo que Itiúba (BA) a por chuvas intensas
Brasília|Rafaela Soares, do R7, em Brasília

Ao mesmo tempo que o Sul do país tenta se reerguer depois das fortes chuvas, o governo federal reconheceu nesta segunda-feira (27) a situação de emergência em 10 municípios de seis estado do Nordeste que am por uma estiagem prolongada (veja lista completa abaixo). A portaria foi publicada no Diário Oficial, e traz a cidade de Itiúba (BA) como a única que enfrenta problemas com as chuvas, assim como o Rio Grande do Sul.
Veja mais
Na prática, a situação de emergência constata uma situação anormal, provocada por desastres, causando o comprometimento parcial da capacidade de resposta do poder público do ente atingido. Já o estado de calamidade pública, os serviços públicos estão substancialmente comprometidos, também por desastres.
Segundo um decreto de 2010, um desastre é caraterizado por resultados de eventos adversos, naturais ou provocadas pelo homem, que cause danos humanos, materiais e ambientais.
Veja a lista completa
- Maravilha (AL) - estiagem;
- Araci (BA) - estiagem;
- Itiúba (BA) - Chuvas Intensas;
- Lagoa Real (BA) - estiagem;
- Saboeiro (CE) - estiagem;
- Inajá (PE) - estiagem;
- Jucati (PE) - estiagem;
- Lajedo (PE) - estiagem;
- Curral Novo do Piauí (PI) - estiagem;
- Nova Cruz (RN) - estiagem;
- São Bento do Trairí (RN) - estiagem.
Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), todos os municípios fazem parte do Semiárido, ou seja, uma região com 1.427 cidades de 11 estados que a por chuvas irregulares, com longos períodos de estiagem. Ainda de acordo com o órgão, as estiagens prolongadas afetam a segurança alimentar, além da eficiência produtiva nas regiões.