:root { --editorial-color: #556373; } body { writing-mode: horizontal-tb; font-family: var(--font-family-primary, sans-serif), sans-serif; }
Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Deputado quer que ministro explique suspensão de linhas de crédito do Plano Safra

Tesouro Nacional anunciou que vai suspender novas contratações do Plano Safra 2024/2025

Brasília|Rute Moraes, do R7, em Brasília

Deputado quer convocar Fávaro para explicar suspensão de linhas de crédito do Plano Safra Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados - 18/02/2025

De oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) disse, nesta quinta-feira (20), que pretende convocar o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, para prestar esclarecimentos sobre o anúncio do Tesouro Nacional em suspender novas contratações de financiamentos subvencionados pelo Plano Safra 2024/2025.

“É fundamental que o governo federal esclareça as razões dessa suspensão e apresente soluções concretas para garantir que nossos produtores não sejam prejudicados. Desde a campanha, Lula tem tratado o agro como seu inimigo número um, e não podemos permitir que ele utilize o aparato do Estado para perseguir um setor tão vital para o nosso país”, afirmou o deputado, que é vice-presidente da Comissão de Agricultura.

LEIA MAIS

A ideia é protocolar a convocação no colegiado após o feriado de Carnaval. O parlamentar alegou que deseja compreender as motivações por trás da medida e os planos do governo federal para acabar com os impactos negativos na produção agrícola brasileira.

O deputado disse que ainda vai apresentar um requerimento pedindo informações ao Ministério da Agricultura para entender os critérios usados na suspensão das linhas de crédito e as estratégias para garantir o e financeiro necessário aos agricultores.


Entenda

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (20). A medida, que a a valer a partir desta sexta (21), não contempla operações de custeio do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).

Segundo ofício enviado às 25 instituições financeiras operadoras do crédito subsidiado, a decisão leva em conta principalmente o aumento na taxa básica de juros.


“Devido à divulgação de nova grade de parâmetros oficial pela Secretaria de Política Econômica no início do presente mês e ao recebimento de informações atualizadas da previsão de gastos com o estoque de operações rurais contratadas com equalização de taxas de juros, as estimativas dos gastos para 2025 com a referida subvenção econômica foram atualizadas, tendo como resultado um aumento relevante dos gastos devido à forte elevação nos índices econômicos que compõem os custos das fontes em relação aos utilizados na confecção do Projeto de Lei Orçamentária - PLOA 2025, ainda em tramitação no Congresso Nacional”, diz o documento assinado pelo secretário do Tesouro, Rogério Ceron.

Na semana ada, o subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt, havia sinalizado que o governo poderia realocar saldos de recursos de linhas equalizadas do Plano Safra atual para linhas de financiamento do Pronaf, nas quais há esgotamento de recursos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.