:root { --editorial-color: #556373; } body { writing-mode: horizontal-tb; font-family: var(--font-family-primary, sans-serif), sans-serif; }
Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Congresso prevê criação de grupos para discutir medidas provisórias nesta quarta-feira

Comissões Mistas retomam discussões de propostas apresentadas pelo governo; lista a por crédito consignado

Brasília|Lis Cappi, do R7, em Brasília

Congresso retoma comissões mistas com previsão de instalação nesta quarta-feira (23) Andressa Anholete/Agência Senado (Arquivo)

O Congresso prevê a retomada de comissões mistas para discutir medidas provisórias. A mudança vem após anos sem funcionamento dos grupos por falta de acordo entre deputados e senadores.

Com a nova definição, três grupos estão previstos para serem instalados nesta quarta-feira (23), caso haja indicação de nomes por parte de líderes partidários. As comissões são voltadas para análise às propostas do Fundo Social, Crédito Consignado para Trabalhadores e o Reajuste de Salário de Militares. Veja detalhes de cada uma:

  • Fundo Social - a medida prevê que o Fundo Social, criado com recursos do pré-sal, possa ser utilizado para enfrentar calamidades, mudanças climáticas e financiar habitação de infraestrutura social.
  • Crédito Consignado - atualiza a concessão de crédito consignado permitindo que a modalidade de empréstimo seja ível para trabalhadores CLT, domésticos e rurais. O crédito prevê a garantia de pagamento com o FGTS.
  • Reajuste de Militares - reajusta em 9% o salário de militares das Forças Armadas a partir de 1º de abril. O reajuste será dividido em duas vezes: 4,5% em 2025 e o restante em 2026.

LEIA TAMBÉM

As sugestões já estão em vigor desde que foram apresentadas pelo governo federal, mas dependem de uma aprovação do Congresso, em um prazo de até 120 dias, para se tornarem permanentes.

A primeira etapa da análise a pela formação das comissões. Os grupos são compostos por 12 deputados e 12 senadores, além do mesmo número de suplentes. O processo de instalação também elege presidente e vice dos colegiados.


Com a conclusão das comissões, as medidas provisórias segue para votação no plenário da Câmara e, se aprovado, para o plenário do Senado. Com a conclusão da análise do Congresso, o texto é promulgado.

As comissões estavam previstas para serem instaladas na terça-feira (22), mas houve adiamento pela necessidade de indicação de líderes partidários, ando a data para esta quarta-feira. Desde a pandemia, os grupos foram substituídos por análises de projetos com o mesmo conteúdo diretamente no plenário.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.