:root { --editorial-color: #556373; } body { writing-mode: horizontal-tb; font-family: var(--font-family-primary, sans-serif), sans-serif; }
Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Comissão do Senado ouve Mauro Vieira sobre asilo diplomático à ex-primeira-dama do Peru

Ministro também deve falar sobre opositores venezuelanos abrigados na embaixada da Argentina

Brasília|Rute Moraes, do R7, em Brasília

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira Pedro França/Agência Senado - 14/03/2024

A Comissão de Relações Exteriores do Senado ouve, nesta terça-feira (20), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, às 9h30. O colegiado cobrará explicações sobre a atuação do Itamaraty na concessão de asilo diplomático à ex-primeira-dama do Peru Nadine Heredia e a situação envolvendo quatro opositores venezuelanos abrigados na embaixada da Argentina, em Caracas.

O senador Sergio Moro (União-PR) é o autor dos requerimentos de convite ao ministro. A ex-primeira-dama foi condenada por corrupção ligada ao financiamento das campanhas presidenciais do marido, Ollanta Humala. Em 16 de abril, ela chegou à embaixada do Brasil, em Lima, capital do Peru.

LEIA MAIS

Com base na Convenção de Caracas de 1954, ela solicitou asilo diplomático ao governo brasileiro, que autorizou sua vinda ao país em aeronave da Força Aérea Brasileira. A operação, estimada em cerca de R$ 320 mil, motivou críticas da imprensa peruana e levantou dúvidas sobre os fundamentos da decisão.

Com relação ao segundo requerimento, os parlamentares vão interpelar Vieira sobre a retirada de opositores venezuelanos ligados à líder política María Corina Machado, que estavam asilados na embaixada da Argentina, em Caracas. Embora tenham ado por custódia brasileira em parte do processo, os asilados foram retirados com apoio dos Estados Unidos, sem comunicação prévia ao Brasil.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.